XIII Sul-Gastro Simpósio Sul-Americano do Aparelho Digestivo

Fugast no XIII Sul - Gastro, Congresso Gaúcho de Gastroenterologista e Endoscopia, Participaram como palestrantes os médicos da Fugast, Dr, Nelson Coelho, Dr. Roberto Nascimento, Dr. Mauro Maia, Dr. Leonardo Conrado, Dr. Daniel Vilhordo, Dr. Timothy John Wilson e Dr. Alexandro Vaesken Alves. Foram 3 dias de palestras, discussões e apresentações de casos envolvendo os principais temas e atualizações nas áreas de Gastroenterologia, Endoscopia e Cirurgia Digestiva.

2º Mutirao de Colonoscopia 2019

No dia 18 de maio a FUGAST realizou o seu segundo mutirão de colonoscopias , tendo realizado 60 exames de colonoscopia a pacientes da rede pública , incluídos no programa de prevenção de câncer colorretal do município de Porto Alegre , que está realizando teste de sangue oculto nas fezes em pacientes da rede pública dos 60 a 75 anos de idade. Foi uma iniciativa pioneira da FUGAST em realizar 60 exames em um único dia , mobilizando toda equipe de Enfermagem e 15 médicos do seu corpo clínico. próximo mutirão ocorrera em 29 de junho 2019. 

Dr. Nelson (Lumen-apposing metal stent for drainage of walled-off necrosis)

O Dr. Nelson Coelho estará presenta na DDW 2019, apresentando o trabalho “Lumen-apposing metal stent for drainage of walled-off necrosis”.

Conferência deste ano será no Centro de Convenções de San Diego, que é um dos locais incríveis para um evento tão sério. DDW 2019 é uma conferência anual, e é visto como uma conferência especial, que irá abranger os temas de Gastroenterologia, Endoscopia, Hepatologia, Sistema Digestivo e Cirurgia Gastrointestinal e muito mais. A reunião anual deste ano em San Diego, na Califórnia, terá cerca de 14 mil participantes.

Fugast no DDW 2019 San Diego

Parabéns ao Dr. Rafael, professores e alunos envolvidos por este importantíssimo trabalho.
Qualidade em colonoscopia!!
Ótimos resultados da Fugast!!
100% SUS!!
Esforço compensado dos instrutores e alunos do Curso de Colonoscopia da Fugast!!

DDW 2019 San Diego

Sobre o DDW 2019 O DDW 2019, acontecerá de 18 de maio a 21 de maio de 2019, e o Dr. Nelson Coelho estará mais uma vez presente, nesta edição com o trabalho “Lumen-apposing metal stent for drainage of walled-off necrosis". A localização da Conferência será o Centro de Convenções de San Diego, que é um dos locais incríveis para um evento tão sério. DDW 2019 é uma conferência anual, e é visto como uma conferência especial, que irá abranger os temas de Gastroenterologia, Endoscopia, Hepatologia, Sistema Digestivo e Cirurgia Gastrointestinal e muito mais. A reunião anual deste ano em San Diego, na Califórnia, terá cerca de 14 mil participantes. Digestive Disease Week é a PCO do DDW 2019, Digestive Disease Week. A EuroMediCom é uma empresa de gestão de eventos que visa fornecer inscrições, alojamento e transferências a preços acessíveis durante o seu evento corporativo. Temos uma experiência de proporcionar estadias agradáveis ​​e confortáveis ​​perto do local, organizadas de acordo com a demanda feita por você. Nós cuidamos de todo o trabalho duro envolvido na reserva de quartos, procurando por acomodações perto do local a um custo que seja muito conveniente para nossos usuários finais. Somos uma empresa independente que conta com parceiros, fornecedores, agências e hotéis confiáveis ​​para atender empresas, médicos, farmacêuticos, agências e representantes empresariais em toda a Europa, Américas, Ásia-Pacífico, Índia, Oriente Médio e África. Temos um histórico de bons negócios neste campo com muita experiência, o que nos torna um corpo confiável e bem informado. Nossa empresa possui valores fundamentais, visão e missão bem definidos, atendendo às necessidades de nossos clientes. Junte-se a nós, monte para o evento e não se preocupe, pois aprendemos com nossa experiência que quando as pessoas se reúnem, a mágica acontece. Estamos aqui para apoiá-lo em todas as etapas de encontrar a melhor acomodação perto do congresso. A EuroMediCom, criada em 1999 e parte da Informa Exhibitions desde 2010, dedica-se a promover Ciências da Vida e conhecimento através de Treinamentos, Conferências e Exposições educacionais. Ao longo dos anos, esse modelo foi geo-clonado com sucesso em eventos tão reconhecidos como em Taiwan, na América Latina na Colômbia e no lançamento do Congresso Internacional de Dermatologia Estética da ICAD na Tailândia e no Brasil.

XXVIII Jornada Científica Fugast

Aconteceu nos dias 05 e 06 de Abril no Hotel Sheraton em Porto Alegre a XXVIII Jornada Científica Fugast, tradicional evento realizado pela Fundação. 

Nessa edição tratamos sobre câncer colorretal e tivemos como convidado especial o Dr. Carlos Robles Medranda (Equador) especialista que falou de sua experiência no tratamento desse tipo de câncer. Além de narrar sua experiência, no sábado Dr. Robles realizou 3 procedimentos de retirada de câncer na Fugast que foram transmitidos ao vivo para o público que estava no Sheraton, sendo esse evento pioneiro no RS. 

Confraternização Fugast e Endotech Pentax

No dia 2 de agosto a Endotech ofereceu à Diretoria e Corpo Clínico da FUGAST um churrasco de confraternização em sua sede em Porto Alegre. Na ocasião foram firmados os laços de parceria entre as duas empresas. 

 

A Endotech é a representante da Pentax, marca dos equipamentos endoscópicos utilizados pela FUGAST em seus exames

Procedimento inédito na Endoscopia.

Um procedimento inédito no Brasil foi realizado no Centro de Endoscopia do Hospital Moinhos de Vento pelo Gastroenterologista Dr. Nelson Coelho.

Com o uso de uma prótese metálica para drenagem pancreática, chamado de sistema Axios. O stent para drenagem de coleções pancreáticas e necrosectomia endoscópica (Axios) está sendo utilizado nos centros avançados de endoscopia. Com o equipamento, o tempo de procedimento foi reduzido de duas horas para apenas 10 minutos, com possibilidade de alta para o paciente no mesmo dia. Além disso, permitiu a remoção de necrose existente na cavidade que se formou após a grave pancreatite que acometeu ao paciente. Anteriormente, essas doenças eram curadas apenas com cirurgia ou tratamentos percutâneos.

Contribuição Dr. Nelson - Rotinas em Cirurgia Digestiva

Contribuição do Diretor da Fugast, DR. Nelson Coelho no capitulo "Aplicações da ultrassonografia endoscópica no pâncreas e nas vias biliares".

Didática e amplamente ilustrada, a 3ª edição de Rotinas em cirurgia digestiva, originada do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do HCPA, vinculado à Faculdade de Medicina da UFRGS, inclui hoje professores e cirurgiões de relevantes instituições brasileiras, que trazem para esta obra o conhecimento científico consolidado e atualizado da área. Os 101 capítulos que compõem a obra são agrupados por subespecialidades, abordando conteúdos como princípios de reconstruções digestivas, cirurgia robótica, sondas e drenos, síndromes hereditárias de tumores do aparelho digestivo, avaliação e manejo do risco nutricional, radiologia aplicada à cirurgia digestiva, cirurgia digestiva na criança, cirurgias de esôfago, estômago, intestino delgado, cólon, reto, ânus, fígado, vias biliares, pâncreas e de parede abdominal. Completam o assunto trauma, cirurgia metabólica e bariátrica e emergências em cirurgia do aparelho digestivo, fazendo deste Rotinas a referência ideal para residentes e profissionais da área.

Fugast na XVI SBAD - Mesa Redonda - Tumores da confluência bilio-pancreática.

O Dr. Nelson Coelho participou a Mesa Redonda com o tema “Tumores da confluência bílio-pancreática“, que aconteceu na XVI SBAD no dia 13 de Novembro. 

Fugast na XVI SBAD - Semana Brasileira do Aparelho Digestivo.

Corpo Clinico da Fugast marcando presença na SBAD 2017, No período de 11 a 15 de novembro de 2017, a cidade de Brasília sediará a XVI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD 2017), considerado o maior e mais importante evento médico e científico do Aparelho Digestivo do nosso país.

Fugast participa do 1° Congresso Nacional do Ministério Publico de Fundações.

Com o objetivo de aprofundar a discussão e ampliar entendimentos sobre a atuação do MP no âmbito das Fundações e do Terceiro Setor, Porto Alegre sediou, nos dias 09 e 10 de novembro, o I Congresso Nacional do Ministério Público de Fundações e do Terceiro Setor.

Realizada nos dias 5 a 9 de maio de 2017, em Chicago a semana da doença digestiva, reuni-o os maiores nomes da endoscopia mundial, com diversos médicos representantes a Fugast também participou da DDW.

Ao lado foto dos Drs. Carlos Renato Frasca e Michele Bonotto.

Criada em 27 de fevereiro de 1975, a Fundação Riograndense Universitária de Gastroenterologia – Fugast – este ano comemorou 40 anos de atuação. A FUGAST é uma instituição sem fins lucrativos, gerida com foco no bem-estar e na saúde dos gaúchos. Sua criação foi alicerçada em pesquisa, ensino (cursos para médicos e profissionais de enfermagem) e assistência médica em nível ambulatorial.

27ª jornada de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva

Aconteceu nos dias 17 e 18 de abril em Porto Alegre a 27º edição da Jornada de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva FUGAST. O evento que este ano foi comemorativo aos 40 anos da Fundação, teve como diferencial em relação às demais edições o volume da programação, que este ano ocupou 2 dias de palestras e intensos debates entre os especialistas.

Please reload

  • Preto Ícone Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Fundação Riograndense Universitária de Gastroenterologia


Diretor Médico: Dr. Roberto Chiumeo do Nascimento - CRM 24806
Diretora Administrativa: Maisa Lipinski

Rua Silva Só, 255 - Bairro Santa Cecília - Porto Alegre - RS  |  CEP:90610-270  Fone: (51) 3327-2424

Copyright © 2019 | Fugast - Todos os direitos reservados.

Responsável Técnico

Dr. Roberto Nascimento

CREMERS 24806